FEBRE É O AUMENTO DA TEMPERATURA CORPORAL ACIMA DE CERTO NÍVEL.
A temperatura do corpo considerada normal é uma média de 36 - 37º Celsius. Esta é a temperatura ideal de acordo com o ambiente para manter a homeostase do corpo.
Este nível de temperatura é regulado através do hipotálamo, uma glândula abaixo do cérebro que tem como função regular a temperatura corporal, apetite, sede e outras funções.
Ela pode vir associada a muitos sintomas como sudorese ou calafrios, mal-estar ou simplesmente o aumento da temperatura corporal.
Houve-se muitas vezes o paciente dizer: “ Doutora, tive febre interna! ”
NÃO existe “febre interna”. Apenas a medida da temperatura pode mostrar se alguém está ou não com febre.
Febre alta pode ser um sinal de que o corpo está lutando com agentes estranhos e patógenos para prevenir a ocorrência de infecções. Dependendo do fator particular em cada caso, a febre pode durar até alguns dias. Portanto, é preciso entender que febre é um sinal, não uma doença.
Febre Alta Persistente:
Pode haver várias razões para febre alta persistente. Em circunstâncias normais, a temperatura do corpo não aumenta. Mas dependendo dos sintomas que a febre for acompanhada pode indicar uma determinada doença.
A febre também pode não apresentar um foco infeccioso e pode ser de origem autoimune ou autoinflamatória.
Beber bastante água e outros líquidos é uma forma de baixar a temperatura do corpo e também se manter hidratado. Descanso também é um remédio eficaz para baixar a febre, bem como para fortalecer o sistema imunológico para este poder lutar contra os agentes patogénicos.
No entanto, se a febre persistir por mais de uma semana, é melhor procurar ajuda médica.