ESTAMOS PERTINHO DAS FESTAS DA VIRADA DO ANO, ÉPOCA DE VIAJAR PARA PRAIA, MONTANHA, CONHECER OUTRAS CIDADE, ESTADOS OU PAÍSES...
Mas, é muito importante observar algumas regrinhas para evitar que as férias de verão se transformem em um problema...
Procure seu médico. Fazer uma consulta antes da viagem é muito importante, peça orientações sobre cuidados com a saúde nesse período como por exemplo, alimentação.
MEDICAMENTOS: Nem sempre você encontrará o medicamento que utiliza durante a viagem, pergunte ao seu médico sobre substitutos e a quantidade suficiente para a sua viagem.
ANTES DE VIAJAR: Não importa qual é o meio de transporte, alimente-se ANTES de viajar. Coma o que está acostumado, assim evitará possíveis mau estares durante a viagem.
IDENTIFICAÇÃO: Mantenha à mão seus documentos, informações de contatos pessoais, tipo sanguíneo, se tem alergias, diabetes ou outras doenças que possam requerer particular atenção.
GESTANTES: TODA gestante deve consultar seu médico antes da viagem.
VACINAS: Nem precisa dizer né... A vacinação das crianças precisam estar em dia... MAS as dos adultos também!!! Verifique se a região para onde está indo necessita de cuidados específicos, como por exemplo, vacinação contra febre amarela. As vacinas DEVEM ser levadas à sério!
ALIMENTAÇÃO: Durante a viagem ou estadia, evite consumir alimentos crus ou mal cozidos, principalmente os frutos do mar. OBSERVE as condições de higiene, preparo e acondicionamento.
Caso o restaurante não inspire confiança, evite pratos que apresentem perigo de provocar intoxicação, como os que contêm ovos, maionese e cremes, as carnes mal passadas, os crustáceos (camarão, siri) e as saladas cruas.
AMBULANTES: Cuidado! Poluição, insetos, condições de higiene precárias tanto dos utensílios como das mãos e dos próprios alimentos pode ser perigoso. Prefira comprar alimentos que venham em suas embalagens originais ao invés de alimentos vendidos a granel. Verifique sempre a data de validade dos produtos.
USE REPELENTE: Evite picada de insetos, aplique repelentes de forma generosa (NÃO economize). Lembre-se de reaplicar de acordo com as instruções do rótulo.
PROTETOR SOLAR: NUNCA deixe de usar!!! Esteja sol ou não. Acredite! Mesmo que você não o esteja vendo, ele está lá!!! Para as crianças, use um protetor específico para a pele delas, de preferência hipoarlergênico.
CUIDADO: Perfumes muito sucesso ou fortes (desodorantes, cremes, shampoos), podem atrair insetos e provocar alergias.
ROUPAS: Dê preferência a tecidos de algodão, cores claras e de mangas longas, calças compridas. Se usar roupas curtas, de alça e sandálias/chinelos, aplique repelentes/protetores. Use chapéus e óculos de sol.
Protetor ou Repelente?
OS DOIS!!! Primeiro aplique o PROTETOR, espere o tempo indicado pelo fabricante para fixação na pele, que em média é 30 minutos e em seguida aplique o REPELENTE.