A urticária se caracteriza pela presença de urticas, angioedema ou ambos, sua cronicidade é definida pela presença de sintomas, diariamente ou na maioria dos dias da semana, por mais de 6 semanas.
⠀⠀⠀⠀⠀
No caso da urticária crônica induzida, ela diferencia-se da espontânea pois é causada ou INDUZIDA por um estímulo externo específico, divididos em:
⠀⠀⠀⠀⠀
FATORES FÍSICOS:
⠀⠀⠀⠀⠀
Urticária dermográfica – deflagrada por um estímulo mecânico como um arranhão ou a ponta de uma caneta
⠀⠀⠀⠀⠀
Urticária por contato ao calor – a urtica ocorre quando em contato com uma superfície ou objeto quente na pele, como toalha de banho quente
⠀⠀⠀⠀⠀
Urticária ao frio – a urtica aparece quando a pele entra em contato com frio, como com o gelo, ar condicionado, lugares frios
⠀⠀⠀⠀⠀
Urticária de pressão tardia – surge 6 horas após a pressão em um local, como sapato apertado ou sacola de mercado no braço
⠀⠀⠀⠀⠀
Urticária solar – Urtica surge quando em exposição ao sol e poupa os locais cobertos pelo sol
⠀⠀⠀⠀⠀
Angioedema vibratório – muito comum ocorrer nas mãos de trabalhadores de aparelhos de vibração como cortadores de grama ou moto.
⠀⠀⠀⠀⠀
FATORES NÃO FÍSICOS:
⠀⠀⠀⠀⠀
Urticária colinérgica – ocorre em situações de aumento da temperatura corporal como banho ou exercícios
⠀⠀⠀⠀⠀
Urticária de contato – ocorre em contato com uma substância como borracha ou planta
⠀⠀⠀⠀⠀
Urticária aquagênica – quando a urticária aparece nos locais que entram em contato com a água independente da temperatura.
⠀⠀⠀⠀⠀
Estima-se que 0,1 a 0,5% da população geral possua algum tipo de urticária induzida, sendo a mais prevalente a urticária dermográfica, seguida da colinérgica. Observa-se que a faixa etária mais comprometida está entre 20 e 40 anos. Em 80% dos casos temos associação de mais um de um tipo de urticária crônica induzida e a espontânea.
⠀⠀⠀⠀⠀
Continue acompanhando nossos posts para saber mais a respeito do diagnóstico e tratamento das urticárias crônicas!