As urticárias induzidas colinérgicas são caracterizadas pelo surgimento de lesões micropapulares associadas à elevação da temperatura corporal como por exemplo, na atividade física ou aplicação de calor em determinados local. As lesões também podem surgir decorrentes do estresse emocional.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As lesões costumam ter cerca de 1 e 3 mm, sendo predominantes no tronco e membros superiores e costumam durar em torno de 15 a 60 minutos. Além delas, os pacientes relatam também sensação de queimação e formigamento nas regiões afetadas e podem surgir angioedemas associados (inchaços). O paciente pode apresentar somente a coceira ou prurido colinérgico.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além da história clínica utiliza-se testes de provocação para confirmar o diagnóstico, são eles o “Teste da banheira” e o “Teste de exercício”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Teste de Aquecimento Passivo
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Conhecido popularmente como Teste da banheira, consiste em realizar o aumento da temperatura corporal em 1º da linha de base com o paciente sentado em uma banheira aquecida a 42º C por cerca de 15minutos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Teste de Ergonomia ou de Exercício
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Consiste na realização de atividade física em um aparelho que pode ser uma esteira ou bicicleta ergométrica de modo que a pulsação se eleve para 15 batimentos a cada 5 minutos, alcançando 90 batimentos por minuto acima do nível basal após 30 minutos de exercício.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ambos os testes são considerados positivos para Urticária Induzida Colinérgica quando há o surgimento das pápulas características pela superfície da pele.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembrando que estes testes devem ser feitos pelo ALERGISTA em ambiente de emergência.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No tratamento destaca-se como terapia primária o uso de anti-histamínicos de segunda geração e na terceira etapa o omalizumabe.