As urticárias são lesões de pele de aparência avermelhada, elevadas, podem surgir com pessoa pequenas e puntiforme ou maiores como placas, com prurido (coceira) intenso e em alguns casos, angioedemas (inchaço), dor e/ou sensação de pinicação. São muito frequentes, no caso da urticária aguda, que desaparece em menos de 6 semanas, ocorre em até 25% da população. Já na Urticária Crônica, pode acometer 1 milhão e meio de brasileiros.
⠀⠀⠀
Diante disso, muitos questionam-se se seria a urticária um tipo de alergia. Você também já teve essa dúvida? No caso da Urticária Crônica, saiba que a resposta é NÃO!
⠀⠀⠀
A alergia é uma das causas da Urticária Aguda, outras causas são medicações e infecções. No tipo crônico da doença não há relação com mecanismos alérgicos, na verdade a causa pode ser uma autorreatividade ou autoimune (Urticária Crônica Espontânea), além de podendo ser desencadeada por fatores externos como a pressão, calor, frio, exercício, entre outras.
⠀⠀⠀
A célula responsável pela urticária é o mastócito, que libera substâncias como a histamina, por isso os primeiros medicamentos usados no tratamento são os anti-histaminicos, principalmente os de nova geração, sempre com acompanhamento por um alergista!