A urticária crônica espontânea (UCE) é a forma mais frequente de urticária crônica e ocasiona um grande impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.
▫
A principal característica é a formação de urticas ou pápulas (elevações circulares, salientes e bem demarcadas), circundadas por vergões vermelhos (eritema) e inchaço (edema), que causa coceira intensa na pele.
▫
O angioedema associado ocorre em aproximadamente metade dos pacientes com UCE e geralmente afeta os lábios, bochechas, áreas periorbitais da face, extremidades e genitais.
▫
A iniciativa "Todos pela causa - Tudo sobre UCE" se faz necessária porque a doença é facilmente confundida com alergias ou dermatites, por exemplo, e os pacientes demoram até cinco anos para chegar ao diagnóstico correto.
▫
A causa é ESPONTÂNEA, portanto, não é causada por fatores externos como cosméticos, medicamentos, alimentos, produtos de limpeza, mas pelo próprio organismo, e se prolonga por mais de seis semanas.
▫
Algumas precauções para ajudar a prevenir ou aliviar a UCE:
▫
A urticária crônica TEM TRATAMENTO!
▫
É importante ter em mente que o sucesso no tratamento da UCE, depende de fazer o acompanhamento com o especialista (alergista/imunologista) e seguir à risca o tratamento proposto, atingir o controle total da UCE.
Identificar a doença é fundamental!
▫
A Novartis lançou um aplicativo para identificar a UCE, é gratuito e ajuda a identificar os sintomas, vale a pena responder o quiz.