O tratamento sintomático para as alergias respiratórias consiste no controle das crises por meio de medicamentos de alívio. Os medicamentos utilizados variam conforme a alergia respiratória (asma ou rinite alérgica) e conforme o quadro do paciente de leve, moderado ou grave.
⠀⠀⠀
No controle da crise da ASMA, com as mudanças atuais dos consensos como o GINA (Global Initiative Asthma) destacam-se os COSTICOSTEROIDES + BRONCODILATADORES ASSOCIADOS para alívio, eles funcionam relaxando o músculo dos brônquios, rapidamente aliviando o fluxo aéreo e desinflamando. As doses variam conforme o quadro e idade do paciente.
⠀⠀⠀
Dentre os corticoides inalatórios podemos citar:
⠀⠀⠀
Na RINITE ALÉRGICA, destacam-se os anti-histamínicos de 2a geração (sem efeito sedativo), indicados para o alívio de SINTOMAS IRRITATIVOS nasais e oculares (prurido, coriza e espirros). Na crise podem ser associados em raros casos e por curto tempo, com descongestionantes nasais ou orais. Outro tratamento da crise é corticoide tópico nasal, que atua tanto nos SINTOMAS OBSTRUTIVOS quanto IRRITATIVOS nasais e oculares.
⠀⠀⠀
Lembrem-se de nunca realizar automedicação e acompanhar com seu alergista.