O Teste Autólogo, é normalmente usado para detectar e avaliar a urticária crônica autoimune. Consiste na retirada de pequena quantidade de sangue do paciente, que é centrifugado e aplicado via intradérmica na pele do paciente. Este exame tem a finalidade de pesquisar autoimunidade, ou seja, quando o organismo responde contra ele próprio. URTICÁRIA CRÔNICA AUTOIMUNE:
Os casos de urticária crônica frequentemente envolvem desordens autoimunes. Autoimunidade é a falha do sistema imunológico com perda da tolerância, resultando em ataques do sistema imune às células e tecidos do próprio organismo. Pode estar associada a outras doenças autoimunes como o lúpus ou tireoidite (hipotireoidismo ou hipertireoidismo). As lesões da urticária autoimune podem ser mais violáceas e persistem por mais que 24 horas no mesmo local podendo deixar lesão residual. O TESTE AUTÓLOGO:
Utiliza soro do sangue do paciente
Utilizado no diagnóstico de Urticária Autoimune (autoreativa)
Testa a presença de anticorpos sanguíneos contra componentes da pele do paciente
Realizado controle negativo com soro fisiológico simultaneamente COMO É FEITO:
São injetados por via intradérmica o soro do paciente no antebraço direito. É aplicado solução salina estéril como controle negativo. No antebraço esquerdo, aplica-se a histamina como controle positivo. Medem-se os diâmetros das pápulas logo após a aplicação do teste. Após 30 minutos a medida é repetida. O teste é considerado positivo quando a pápula é, no mínimo, 1,5mm maior que o controle negativo ou média maior que 8mm com eritema (vermelhidão).