Resinas podem estar presente em diversas substâncias e compostos como
⠀⠀⠀
BUTIL-FENOL PARA-TERCIÁRIO: Resina derivada do formaldeído, substância utilizada com COLA, presente também em VERNIZES/LACAS e como componente da BORRACHA. Encontrada em produtos de couro (bolsas e calçados), ligas dentárias, compensados de madeira, desinfetantes, papeis e tintas. Pode causar despigmentação da pele.
⠀⠀⠀
COLOFÔNIO: Também chamado de breu. É uma resina amarela extraída da terebentina. Costuma ser utilizada em VERNIZES, TINTAS de impressão, PAPEL, espessantes de COLAS e ADESIVOS, revestimento de superfícies, CORANTES DE ALIMENTOS, CERAS E COSMÉTICOS desde maquiagens a xampus e sabonetes.
⠀⠀⠀
TOSILAMIDA / FORMALDEÍDO: Trata-se de um polímero plastificante derivado da nitrocelulose também conhecido como resina de formaldeído, toluenosulfonamida, tonsilamida, toluenesulfonamide formaldehyde resin. Seu uso mais conhecido é como plastificante em produtos de ESMALTAÇÃO (ESMALTES) devido a suas propriedades capazes de envernizar, melhorar a aderência e a resistência. Pode ser encontrada também em COLAS DE PVA e TINTAS ACRÍLICAS.
⠀⠀⠀
EPÓXI: Conhecido como poliepóxido, a resina epóxi é um polímero termo-fixo resultante da reação entre epicloridrina e bisfenol-A. É normalmente encontrada em COLAS de uso geral, MASSAS E TINTAS DE PAREDE, MATERIAIS PLÁSTICOS E ELÉTRICOS.
⠀⠀⠀
TEREBINTINA: Refere-se a resina extraída das árvores coníferas (em formato de cone como o PINHO). Famosa por seu aroma caracteristicamente amadeirado, é muito utilizada em produtos de limpeza como POLIDORES DE MÓVEIS e COSMÉTICOS como óleos e sais de banho. Pode ser encontrada também em INSETICIDAS e solventes de GRAXAS.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀