A estação das flores está entre nós tornando ainda mais belo os ambientes, as árvores e jardins. Apesar de toda a beleza das flores, os portadores de alergia não conseguem desfrutar da estação como gostariam, devido as frequentes crises no período.
⠀⠀⠀
Isso se deve a polinização das flores, principal característica da estação, o que desencadeia as crises de alergia ao pólen.
⠀⠀⠀
Dentre os sintomas, pode-se observar irritação nasal com coceira, gotejamento, sucessão de espirros e congestão nasal, irritação ocular com lacrimejamento, vermelhidão e coceira, além de coceira na garganta. Alguns pacientes também portadores de asma podem apresentar tosse, chiado e falta de ar.
⠀⠀⠀
Nem todos apresentam todos os sintomas, nem com a mesma intensidade. Não é incomum os sintomas durarem o período de 3 meses da estação, especialmente no Sul, onde o clima facilita o quadro.
⠀⠀⠀
Alguns cuidados podem ajudar a reduzir o quadro como manter as janelas fechadas, a casa bem higienizada, o corpo e as vias nasais hidratadas. Evite a automedicação e busque um alergista para realizar o teste alérgico e iniciar o devido tratamento!