Quem sofre com alergias respiratórias provavelmente não está tão alegre pelo início da Primavera. Acontece que a chegada da estação é um prato cheio para as incômodas crises alérgicas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sintomas como coceira e irritação no nariz e olhos, coriza e muitos espirros são comuns nesta época do ano, principalmente entre as pessoas que têm rinite alérgica com sensibilização ao pólen.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A explosão de pólen, fenômeno típico da estação, é o gatilho principal para o início das reações. Tudo parece um incrível resfriado que pode durar três meses de sofrimento, acrescido de um desconforto e perturbadores sintomas oculares.
A intensidade dos sintomas não é igual para todos, alguns podem apresentar quadros exacerbados, enquanto outros mais brandos. De todo modo, a consulta com o alergista é essencial para realizar a investigação com teste alérgico (prick) e o manejo correto do quadro durante a estação e evitar crises acentuadas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A imunoterapia pode também ser uma opção para os alérgicos ao pólen, onde os extratos alergênicos são injetados ou deglutidos na opção sublingual, gradualmente em pequenas doses para reduzir a sensibilidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para reduzir o impacto da estação, fique atento a dicas simples como:
-Proteger bem os olhos;
-Evite sair de casa em dias quentes, secos e com ventania;
-Use ar condicionado;
-Feche bem as janelas a noite;
-Evite deixar roupas no varal próximas a árvores.
-Evite locais de poda de árvores e jardins.