Você sabia que cerca de 1 a cada 5 pessoas irá apresentar um episódio de Urticária em algum momento da vida? Na maioria dos casos com resolução rápida.
⠀⠀⠀⠀⠀
No entanto, há outros que podem desenvolver o que chamamos de Urticária Crônica Espontânea ou UCE. Trata-se de um tipo de urticária que persisti por mais de 6 semanas, cuja principal causa é um mecanismo autoimune ou autorreativo, sem relação de causa com alimentos, ou cosméticos ou estresse.
⠀⠀⠀⠀⠀
Dentre seus sintomas característicos estão a formação de urticas ou pápulas (elevações circulares, salientes e bem demarcadas), circundadas por vergões vermelhos (eritema) e inchaço (edema), que causa coceira intensa na pele.
⠀⠀⠀⠀⠀
Observa-se também que cerca de 50% dos pacientes de UCE apresentam angioedemas (inchaços) predominantes nas regiões dos lábios, bochechas, áreas periorbitais da face, extremidades e genitais.
⠀⠀⠀⠀⠀
A UCE sem o devido tratamento gera grandes prejuízos na qualidade de vida de seus portadores. Se você já notou o surgimento de lesões com as características citadas que somem e aparecem de forma repentina e sem causa aparente, busque um alergista!