NÃO ESTÁ CLARO POR QUE ALGUMAS PESSOAS TÊM ASMA E OUTRAS NÃO, MAS É PROVAVELMENTE DEVIDO A UMA COMBINAÇÃO DE FATORES AMBIENTAIS E GENÉTICOS (HERDADOS).
Vários fatores podem desencadear uma crise deasma, pacientes que não fazem um adequado controle ambiental ou uso correto das medicações prescritas, estão mais propensos e correm o risco de apresentar os sintomas em qualquer época do ano.
Desencadeantes da Crise de Asma:
A exposição a vários irritantes e substâncias que provocam alergias (alérgenos) podem desencadear sinais e sintomas de asma.
Os disparadores de asma são diferentes de pessoa para pessoa e podem incluir:
Muitas pessoas com asma têm alergias, que podem desencadear sintomas de asma. Os alérgenos comuns incluem ácaros da poeira doméstica, pelos de animais, fungos e bolor, pólens e fezes de barata. Alimentos também podem exacerbar o quadro, quando associado a alergia alimentar.
A fumaça do cigarro é um irritante que muitas vezes agrava a asma. Sua asma também pode ser irritada pela poluição do ar, odores fortes ou fumaça.
Muitos pacientes com asma desenvolvem sintomas de asma durante o exercício. Isso é chamado de broncoconstrição induzida pelo exercício (BIE).
Alguns medicamentos podem piorar os sintomas de asma, como a aspirina ou anti-hipertensivos como o propanolol.
A ansiedade emocional e o estresse também podem aumentar os sintomas de asma e desencadear um ataque. O descanso adequado, a dieta e o exercício são importantes para a saúde geral e podem ajudar no manejo da asma.
Infecções virais e bacterianas, como o resfriado comum e sinusite, podem preceder uma crise de asma.
Exposição ao ar frio, ao ar seco ou às mudanças climáticas.
Refluxo gastroesofágico ácido descontrolado, com ou sem azia.
É importante ressaltar que ASMATEM TRATAMENTO.
Seu alergista pode identificar o que você é alérgico e recomendar maneiras de evitar a exposição aos seus gatilhos.