Os ácaros são aracnídeos, existem aproximadamente 30.000 espécies desses diminutos aracnídeos, semelhantes a carrapatos, possuindo a cabeça, tórax e abdômen unidos num corpo segmentado, porém, com tamanho muito inferior e impossível de ser visto a olho nu.
Os ácaros do pó da casa são considerados em todo o mundo, particularmente nos países ocidentais e industrializados, como a principal causa de alergias do aparelho respiratório.
Os ácaros de poeira são aracnídeos (pertencem a família das aranhas) e podem ser vistos através de um microscópio comum.
Causador de Alergias:
Os corpos dos ácaros mortos e seus excrementos ficam misturados com a poeira dentro das casas. Este material pode provocar exacerbação de alergias respiratórias como asma, rinite e sinusites, mas também de alergias cutâneas como a dermatite atópica, quando inalado ou até mesmo em contato com a pele.
Como Evitar os Ácaros:
Mantenha a casa arejada;
Colocar colchões e travesseiros no sol não resolve! É necessário utilizar capas impermeáveis como couro, courino, napa ou capas específicas para impedir o contato com o ácaro;
Bichos de pelúcia devem ser preferencialmente substituídos por material de borracha ou lavados semanalmente;
Se tiver animais em casa, evitar que fiquem dentro do domicílio e sempre com pelo tosado;
Aposente as vassouras e os espanadores, dê preferência ao aspirador de pó ou pano úmido;
Evite a umidade em excesso;
Lave sempre roupas que estavam há muito tempo sem uso;
Evite manter flores tanto artificiais quanto naturais em casa;
Troque o forro da cama semanalmente;
Utilize pano úmido para limpar pisos e superfícies de móveis, pois eliminam a poeira com maior eficácia. Nunca pano seco!
Se tiver carpetes em casa, considere substituí-los por pisos que possam ser lavados.
Sofás com estofados de tecido acumulam poeira, por isso, prefira aqueles de couro ou vinil.