O ANGIOEDEMA É UM INCHAÇO OU EDEMA, QUE ACOMETE OS TECIDOS MOLES E CAMADAS MAIS PROFUNDAS DA PELE, COMO LÁBIOS, PÁLPEBRAS, ORELHAS, MÃOS, PÉS E REGIÃO GENITAL.
Os inchaço geralmente é precedido de uma sensação de pinicação, formigamento e até mesmo queimação, e em seguida evolui para o inchaço geralmente assimétrico e muitas vezes deformante, atrapalhando o dia a dia.
Quando acomete os lábios e a língua deve ser tratado prontamente pelo risco de evoluir para edema de glote. Portanto cuidado, se a língua inchar ou tiver sintomas de falta de ar, rouquidão ou dificuldade para deglutir, procure imediatamente o pronto atendimento!
Este quadro pode ainda vir associado de urticária (manchas vermelhas, elevadas e pruriginosas).
Há basicamente dois tipos de angioedema, o histaminérgico e o não histaminérgico.
As causas são múltiplas: alimentos, medicamentos, infecções, frio, exposição solar, calor, pressão, suor, vibratório, picadas de insetos como abelhas ou vespas, contato com determinadas plantas ou compostos como o látex, exercícios, entre outras.
É comum classificar o angioedema que responde a anti-histamínicos (anti-alérgicos) como angioedema alérgico, mediado ou não pela IgE.
Tal nomenclatura não é necessariamente verdade, uma vez que existem outras formas de libertação de histamina que não têm a ver com processos alérgicos, e por isso se tem preferido a utilização do termo “histaminérgico” em vez de “alérgico”.
São importantes causas de angioedema histaminérgico:
Em caso de suspeita de angioedema, um médico alergista/imunologista deve ser consultado para uma melhor avaliação.