A alergia a remédios não acontece com todo mundo, sendo que algumas pessoas são mais sensíveis a algumas substâncias do que outras. Dessa forma, existem remédios que apresentam maior risco de provocar alergia.
Às vezes as drogas apresentam estruturas químicas semelhantes e por este motivo dizemos que apresentam reação cruzada, ou seja, podem provocar os mesmos efeitos. Isso explica porque pode ser necessária a suspensão de um grupo de medicamentos.
Os fármacos que mais provocam reações adversas são os antibióticos e os anti-inflamatórios não esteroidais.
Fique de olho para as reações quando você ingere os antiinflamatórios não-hormonais - AINH:
Entre muitos outros), constituem um grupo heterogêneo de medicações, sendo na maioria ácidos orgânicos com ação analgésica, antitérmica e antiinflamatória.
Esses medicamentos são largamente usados para combater a febre e a dor aguda ou crônica, e são considerados como a principal causa de urticária aguda no adulto e segunda causa em crianças e a piora das crises nos casos de urticária crônica.
Estudos demonstram que 50% dos pacientes com urticária crônica podem ter uma crise grave com uso dessas medicamentos.
Normalmente usados para o tratamento de dores, inflamações e febre, esses princípios ativos costumam ser encontrados em antigripais, portanto, principalmente no período onde as temperaturas estão mais baixas e o tempo mais seco, é preciso ter cuidado.
Se você tem algum tipo de alergia, é importante procurar o alergista/imunologista para a realização de uma história adequada e testes de provocação para medicações alternativas.