O Kathon CG é uma mistura registrada de duas substâncias do grupo de isotiazolinonas (metilcloroisotiazolinona (MCI) + metilisotiazolinona (MI)) usada como conservante (antibacteriano e antifúngico) em cosméticos, produtos industriais e produtos de limpeza doméstica.
É um produto atualmente utilizado na indústria por seu baixo preço e alta eficácia como biocida (desinfecção de microrganismos).
Algumas pessoas podem desenvolver alergia ao Kathon CG ou a qualquer um de seus componentes.
Uma tendência crescente de sensibilização ao MCI / MI e ao MI sozinho nos últimos anos foi relatada, a ponto de ser considerada uma epidemia. Nessas pessoas, o MCI / MI causa dermatite de contato alérgica, com manifestações de lesões eczematosas e pruriginosas .
O Kathon CG é encontrado principalmente nos seguintes produtos:
Cosméticos: hidratantes, maquiagens, pós, autobronzeadores, filtros solares, removedores de maquiagem, sombras para os olhos, máscaras, xampus, sabonetes líquidos, condicionadores de cabelo, géis, toalhetes úmidos e outros produtos para beleza e cuidados com a pele.
Produtos industriais: Brocas (óleos de corte), óleos para motores diesel, fabricação de papel, fluidos utilizados em metalurgia, água de resfriamento, sistemas de ar condicionado, emulsões de látex, corantes, tintas, adesivos, líquidos de raios-x.
Produtos domésticos: Produtos de limpeza doméstica , produtos de limpeza de piscinas, tintas domésticas, etc.
Verifique os rótulos dos produtos e use apenas produtos rotulados com ingredientes que não listam esse produto químico ou seus sinônimos:
Metilcloroisotiazolinona (MCI)
Metilisotiazolinona (MI)
2-metil-4-isotiazolin-3-ona
5-Cloro-2-metil-4-isotiazolin-3-ona
Acticida
Algucid CH50
Amerstat 250
Euxyl® K 100
Fennosan IT 21
Incorporação K7
Izolin GR 856
Grotán® TK2
Metat GT
Metatin GT
Mitco cc Mx 323
Paretol
Parmetol
Se o seu cônjuge usa produtos que com Kathon CG, pode ocorrer transferência de pele para pele.
Existe o patch teste (teste de contato) que pode ser feito para identificar este tipo de alergia. Consulte o alergista/imunologista.