Se você acorda espirrando toda manhã ou tem coceira no nariz, nos olhos, na garganta e ouvido com frequência ou ainda fica com o nariz parecendo uma torneira aberta... Fique atento, pois você não está resfriado, possivelmente você tem Rinite Alérgica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A rinite alérgica trata-se uma inflamação crônica das mucosas nasais que reagem ao entrar em contato com estímulos externos como poeira, pelos de animais, pólens, poluição, cheiros fortes ou mudança de temperatura.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O nosso nariz é responsável por filtrar e aquecer o ar que respiramos, retendo as partículas impuras, fazendo com que o ar chegue limpo e aquecido aos nossos pulmões. No entanto, quando o nosso corpo defende de forma exagerada a entrada dessas partículas, ocorre o processo inflamatório da rinite que costuma resultar em sintomas irritativos como coriza, coceira, espirros e os sintomas obstrutivos como congestão nasal, respiração pela boca, voz anasalada, roncos e o sintoma mais grave, a apneia (pausa respiratória enquanto dorme).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O diagnóstico é feito tanto pelo alergista como otorrino. O importante além da avaliação da história e exame físico (incluindo a avaliação da mucosa nasal), é necessária a investigação das possíveis causas ou dos agentes desencadeantes das crises, como o teste alérgico (prick teste) feito apenas pelo alergista ou através de exames de sangue (IgE específicas).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Descobrir a causa da rinite pode ajudar muito no tratamento específico e assim instituir a imunoterapia (vacina para alergia), tratamento que pode levar ao tão sonhado controle dos sintomas do paciente alérgico por anos!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não subestime os sintomas da sua rinite, principalmente neste período de pandemia, onde precisamos que todos os pacientes estejam controlados e sem espirros!!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Você se identificou com os sintomas acima? Já fez o seu teste alérgico? O que deu?