COMO VIMOS NO POST ANTERIOR, A FEBRE É UM SINAL DE QUE ALGO NÃO VAI BEM, E PRINCIPALMENTE NO CASO DAS CRIANÇAS, QUE AINDA NÃO TEM O SISTEMA IMUNOLÓGICO TOTALMENTE DESENVOLVIDO, DEVE SER INVESTIGADA PELO MÉDICO.
Quais são as Causas?
A maioria das febres são causadas por infecções ou outras doenças. A alta temperatura do corpo e recorrência precoce é mais comum nos vírus, mas este fator não pode ser o único para diferenciar se a infecção é viral ou bacteriana.
A febre normalmente é o sinal de uma infecção ou inflamação. As causas mais comuns são infecções virais são respiratórias, urinárias, otites, amigdalites, gripes e pneumonias. Na maioria das vezes, some espontaneamente.
A criança febril fica com o rosto vermelho, o coração acelerado, respira mais rápido que o normal, sente frio e fica abatida. As mãos e os pés ficam frios e algumas podem ter dores de cabeça e musculares.
Como saber se é Grave?
Mais importante que a temperatura é o comportamento da criança. Se a febre é persistente, não abaixa com anti-térmico ou a criança estiver muito prostrada, chorando muito, é motivo de preocupação e deve ser levada ao médico.
Um sinal de alerta é quando a criança esta chorosa e abatida mesmo sem febre. A temperatura também não abaixa tão rapidamente, em média, a redução é em torno de 1ºC a cada hora.
Se a temperatura estiver acima de 39,5 graus, ou se a criança estiver estranhamente e muito abatida, leve ao pediatra imediatamente.
Observe se..
A criança apresenta manchinhas vermelhas na pele, que não clareiam quando você as aperta, ou se tem manchas vermelhas grandes. Pode ser sinal de infecção bacteriana, até mesmo meningite.
A criança tem dificuldade para respirar, ou está ofegante, com boca arrocheada ou dedos arrocheados, procure ajuda.