URTICÁRIA AQUAGÊNICA (ALERGIA A ÁGUA)
A urticária aquagênica é uma doença rara na qual a urticária se desenvolve rapidamente após a pele entrar em contato com a água, independentemente de sua temperatura. Os sintomas geralmente começam em torno do início da puberdade, mas pode acometer qualquer idade.
Os pacientes geralmente apresentam alergia a qualquer tipo de água, seja do mar, da piscina, do suor, quente, fria ou até a filtrada para beber, por exemplo.
Os sintomas duram entre 30 a 60 minutos e desaparecem espontaneamente. As lesões apresentam-se sob a forma de elevações da pele (pápulas ou placas) com coceira e vermelhidão, confundindo-se muitas vezes com as erupções típicas de urticária colinérgica, que aparecem após exercício, estresse emocional, transpiração e calor.
Geralmente, a Urticária Aquagênica se associa a outros tipos de urticárias, como a causada pelo frio ou calor, e espontânea.
Sintomas mais comuns:
Em casos mais graves:
Embora não haja cura; PODE SER TRATADA, com medicamentos anti-histamínicos, o que evita o aparecimento dos sintomas. Caso o tratamento com doses altas de anti-histaminicos não resolvam ainda existe a possibilidade de tratamento com biológicos, medicações novas e especificas para urticária crônica.
O alergista/imunologista deve ser consultado!