Na prática de alergia realizamos diversos exames e testes, um deles é o de IgE total, feito através da coleta sanguínea. Ao ver no resultado os valores desse exame muitos pacientes ficam assustados com a “alergia alta”. Mas o que isso quer dizer afinal?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Primeiro vamos entender o que esse exame detecta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando possuímos alergia e temos contato com agentes alérgenos, ou seja, que desencadeiam a reação alérgica, nosso corpo aumenta a produção de anticorpos. Um desses importantes anticorpos é o IgE (Imunoglobulina E).
⠀⠀⠀⠀⠀
No exame de alergia é realizada a medição dos níveis desse anticorpo, o IgE e quando ele se apresenta em valores altos, quer dizer que o indivíduo possui alergia.
⠀⠀⠀⠀⠀
No entanto, esse exame apesar de ser um guia importante não é suficiente para diagnosticar a alergia e o grau de sensibilidade do paciente.
⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, outras razões sem relação com alergia podem fazer com que o IgE seja elevado como doenças inflamatórias, por exemplo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além do exame de sangue, são necessárias a histórica clínica do paciente e testes específicos para identificar qual a alergia, quais os agentes alérgenos relacionados e o grau de sensibilidade.
⠀⠀⠀⠀⠀
Ao receber o resultado do teste alérgico, passar pela avaliação do alergista é indispensável para a interpretação correta dos resultados e o devido diagnóstico!