Como vimos, diversos fatores associados a vacina podem estar associados aos eventos adversos, mas e se o problema está em você? Como assim?
⠀⠀⠀
Certos casos de reações adversas estão ligados ao próprio vacinado e seu sistema imunológico. É importante lembrar que a vacina se trata de uma substância biológica que fornece imunização, desse modo, o seu sistema imune tem relação direta com a forma como ela se comportará no organismo.
⠀⠀⠀
Observa-se por exemplo, que pessoas com deficiência imunológica ou com fatores individuais de predisposição ainda desconhecidos (“idiossincrásicos”), tem maior chance de apresentar eventos adversos graves ao receber vacinas vivas.
⠀⠀⠀
Dentre os fatores relacionados ao vacinado que podem gerar eventos adversos estão: idade, sexo, número de doses e datas das doses anteriores da vacina, eventos adversos às doses prévias, doenças concomitantes, doenças alérgicas, autoimunidade, deficiência imunológica.
⠀⠀⠀
É importante ressaltar, que mesmo pacientes com doenças alérgicas e concomitantes, a recomendação de evitar a vacinação se dá apenas caso o paciente tenha histórico de reações anafiláticas, destacando assim a importância da vacinação.
⠀⠀⠀
Se você possui histórico de reações a vacinas, doenças alérgicas ou deficiências imunológicas, consulte seu médico a respeito de qualquer vacina a ser tomada. Juntos poderão identificar qual a melhor conduta a ser tomada no seu caso!