O ESTRÓFULO É UMA PATOLOGIA INFLAMATÓRIA E ALÉRGICA DA PELE, QUE APARECE PRINCIPALMENTE NA PRIMAVERA E NO VERÃO.
O estrófulo é a alergia a picadas de inseto, também chamada de prurigo agudo simples e de urticária papular. Consiste na hipersensibilidade a componentes da saliva de vários insetos picadores ou sugadores (formigas, pernilongos, pulgas e percevejos).
Pode apresentar-se com o surgimento na pele de pápulas (pequenas lesões elevadas) avermelhadas e vesículas (pequenas bolhas) principalmente nas áreas expostas a picadas de insetos, como as pernas e os braços, mas que podem se disseminar também pelo tronco, sempre acompanhadas de coceira intensa.
As lesões permanecem por vários dias e é comum o aparecimento de novas lesões mesmo sem a ocorrência de novas picadas!!
Pessoas com dermatite atópica têm maior predisposição para esta patologia.
O tratamento do prurigo estrófulo consiste no uso de medicamentos para controlar a coceira (anti-histamínicos) e controle da reação inflamatória desencadeada pela hipersensibilidade (corticosteroides).
As crianças tendem a coçar e arranhar, podendo desenvolver lesões de coceira, ferida e crosta. Pode evoluir para uma infeção no local, necessitando de antibióticos.
IMPORTANTE: Deve-se tomar algumas providências através do uso de repelentes, mosquiteiros e inseticidas, para evitar novas picadas de insetos; os animais domésticos devem ser tratados e observados continuamente para evitar a infestação por pulgas.