WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina Melo em 10/07/2020
Doenças Oculares no Inverno

Você sabia que existe alergia ocular também? Sim, e o nome dela é Conjuntivite Alérgica. Trata-se de um processo inflamatório na conjuntiva, membrana responsável por proteger os olhos contra agentes externos. Normalmente a conjuntivite alérgica vem associada a outros quadros alérgicos como a rinite, asma e sinusite.
⁣⠀⠀⠀
A incidência das crises de conjuntivite no inverno está associada inicialmente com o aumento das crises respiratórias, visto que elas estão diretamente relacionadas, tanto que podem ser denominadas como rinoconjuntivite. Além disso, o clima seco e o aumento de poluentes em suspensão facilitam o ressecamento da mucosa ocular e o quadro inflamatório em consequência.
⁣⠀⠀⠀
Dentre os sintomas é possível notar vermelhidão, ardência, lacrimejamento, prurido (coceira) e eczema nas pálpebras. O tratamento pode ser na crise com medicações que aliviam os sintomas e de forma preventiva por meio da profilaxia ambiental e imunoterapia.
⁣⠀⠀⠀
Aqui vão algumas dicas para evitar as crises no inverno:
Mantenha os ambientes arejados, livres de umidade, poeira e ácaros;
Ao realizar limpeza, evite usar vassouras ou espanadores, visto que eles aumentam os poluentes no ar, facilitando o contato com os olhos;
Lave as mãos frequentemente e evite pôr a mão nos olhos;
Mantenha os olhos lubrificados com o auxílio de soro fisiológico ou colírios;
Evite o uso de lentes de contato e maquiagem durante a crise;
Em caso de crises, além da medicação recomendada, aplique compressas frias nos olhos visando acalmar a região.
⁣⠀⠀⠀
Se você já acompanha com oftalmo mas as crises estão crônicas, procure um alergista para fazer testes alérgicos e avaliar a possibilidade de vacina para prevenir.

Aguarde..