O período de inverno costuma desencadear não só as crises de alergias respiratórias, como também alergias e doenças de pele. Isso porque o clima frio e seco, aliado ao aumento dos banhos quentes e prolongados, bem como o atrito com tecidos espessos tendem a provocar o ressecamento da pele, agravando problemas relacionados.
⠀⠀⠀
Principais problemas de pele afetados pelo frio:
⠀⠀⠀
Dermatite Atópica: Doença crônica e multifatorial, cujas causas principais são alteração da barreira cutânea (pele mais SECA que piora no frio) e com “aberturas” que possibilitam os alérgenos como os ácaros, predominantes no inverno, penetrarem na pele e piorar os sintomas de coceira, eczema e vermelhidão. É essencial manter a bem hidratada, reforçando assim sua barreira natural de proteção e evitar a perda de água, portanto, prefira banhos em temperatura ambiente!
⠀⠀⠀
Urticária ao Frio: Trata-se de uma reação na pele elevada e com halo avermelhado (urtica) ao redor do local exposto a temperaturas baixas ou em contato com objetos, bebidas ou alimentos frios, geralmente com prurido e inchaço. A exposição prolongada pode gerar outros sintomas como mal estar, dor de cabeça, vômito, dores abdominais e anafilaxia. É fundamental aquecer o local e evitar com o frio. Pode ser necessário uso de medicações. Procure seu alergista.