Asma - Tem Tratamento!
Asma é uma doença respiratória crônica, ou seja, podendo acompanhar a pessoa para o resto da vida. Portanto, não existe “cura” para asma, mas existe tratamento e com isto poder ter uma vida totalmente normal. Asma é uma doença inflamatória das vias aéreas ou brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões).
Para classificar a gravidade da sua asma, o seu médico considera a análise clínica juntamente com os resultados de seus exames. Determinar o quão grave é sua asma auxilia o médico a escolher o melhor tratamento. Além disso, a gravidade da asma pode alterar com o passar do tempo, necessitando de reajuste da medicação.
Causas
A causa da asma é multifatorial mas há um forte fator genético, pois a doença costuma acometer vários membros de uma mesma família. Se um dos pais sofre de asma, o risco do filho ter a doença é de de 25%. Se o pai e a mãe forem asmáticos, o risco sobe para cerca de 50%.
A relação com processos alérgico também é bem clara, sendo muito comum a associação da asma com outras alergias, como dermatite atópica, rinite alérgica, conjuntivite, etc.
Pacientes obesos, fumantes, fumantes passivos, pessoas cuja mãe fumou durante a gravidez, bebês com baixo peso ao nascimento, pessoas expostas à fumaça de incêndio, pacientes com refluxo gastroesofágico, trabalhadores expostos a certos produtos químicos ou contato com agrotóxicos também aumentam o risco de um indivíduo desenvolver asma brônquica.
Fatores Desencadeantes da Crise Asmática
Quando uma pessoa com asma está exposta a alguns desses fatores abaixo, os sintomas podem surgir ou se agravar:
Sintomas
Tratamento
O tratamento da asma é feito por toda a vida e consiste no uso de remédios inalatórios e em evitar o contato com os agentes que podem desencadear uma crise asmática, como o contato com animais, tapetes, cortinas, poeira, locais muito úmidos e com mofo, por exemplo. Procure seu alergista para o diagnóstico e tratamento.