A urticária é caracterizada pelo surgimento de lesões de pele avermelhadas elevadas, que coçam intensamente. Essas lesões são chamadas de urticas e podem surgir em toda a extensão da pele, aparecendo e desaparecendo em locais diferentes, geralmente sem deixar marca residual.
Pode ser acompanhada em 40% dos casos de inchaço (angioedema) em locais de mãos, pés, face, boca, lábios, e outros tecidos subcutâneos.
Tipos de Urticária:
Para classificar os tipos de urticária levamos em consideração a duração do tempo da doença e as causas subjacentes. Assim, no que diz respeito à duração, considera-se urticária aguda quando dura menos de 6 semanas e urticária crônica quando excede as 6 semanas.
A urticária não é necessariamente uma reação alérgica, no caso da urticária aguda pode ser uma reação a medicamentos, alimentos, picadas de insetos, infecções entre outras causas, mas no caso da urticária crônica não tem relação a doença alérgica.
A reação ocorre por uma ativação de células do sistema imunológico da pele, chamadas basófilos e mastócitos. Estas células são responsáveis pela liberação de inúmeros mediadores químicos, incluindo a histamina, uma substância que provoca vasodilatação, coceira, inchaço da pele e o temido angioedema (edema das mucosas, como boca, olhos e vias aéreas).
Pode ser Provocado por:
Sintomas como falta de ar e dificuldade para engolir e falar, apesar de raros, são considerados complicações graves tanto da urticária, quanto do angioedema e exigem atendimento médico de urgência.