DERMATOSES ALÉRGICAS NA GESTANTE. A GRAVIDEZ É UM MOTIVO DE ALEGRIA, MAS TAMBÉM PODE SER UMA PREOCUPAÇÃO QUANDO A MULHER É ALÉRGICA.
Mas, não se preocupe, a alergia não impede que a mulher tenha uma gestação saudável e nem um tratamento caso seja necessário. Quem já é alérgica pode em 1/3 dos casos melhorar, 1/3 piorar e 1/3 manter igual.
No caso da RINITE, os principais sintomas são: coriza, espirros, coceira no nariz, entupimento nasal, olhos avermelhados e lacrimejando. Por conta disso, é muito comum a confusão com gripes e resfriados.
Na gestação pode ser usado o tratamento convencional para rinite como soro fisiológico e corticóides nasais, mas cuidado, está proibido o uso de vasoconstritor
Na gestante com asma, as crises pioram entre a 24ª e a 36º semana de gravidez e são raras durante o trabalho de parto. As mulheres que apresentam a doença devem ter acompanhamento médico contínuo mensal para normalizar a função pulmonar, a oxigenação sanguínea e evitar crises.
Se você usa medicação de controle como bombinhas com corticoide ou broncodilatador, NÃO suspenda! Procure antes seu Alergista, pois o risco é maior se você parar a medicação e ter uma crise de asma.