WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 12/08/2020
Dermatites de Contato

A dermatite de contato é um tipo de inflamação cutânea do tipo eczema que ocorre quando uma substância alergênica entra em contato com a pele.
⁣⠀⠀⠀
O eczema se apresenta como uma lesão avermelhada e descamativa, geralmente pruriginosa (coça) que pode vir acompanhada de feridas, pápulas, ressecamento da pele, rachaduras, inchaço, sensação de queimação e formigamento.
⁣⠀⠀⠀
As dermatites de contato podem ser de causa alérgica (20% casos) ou irritativas (80% casos)
⁣⠀⠀⠀

  • Alérgicas: Desencadeada por uma resposta imune específica contra determinado alérgeno, onde uma exposição anterior é necessária e a concentração do agente é menor. Sua reação costuma surgir em cerca de algumas horas a até dias após a exposição. É o caso das fragrâncias, conservantes, plantas, borracha, látex, resinas e outros.

⁣⠀⠀⠀

  • Irritativas: Causado pela ação direta de substâncias químicas irritantes na epiderme, causando danos nas células responsáveis pela síntese de queratina. Necessita de uma maior concentração do agente para causar o dano, podendo ocorrer no primeiro contato com a substância. Sua reação apresenta-se entre poucos minutos e 48h desde a exposição. Exemplos são com os sabões, graxas, solventes, detergentes, ácidos e outros.

⁣⠀⠀⠀
As lesões e sintomas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, normalmente no local que teve contato direto com a substância. O diagnóstico é feito por uma história clínica bem detalhada e no caso da dermatite de contato alérgica pode ser feito o teste de contato, chamado Patch Teste, para a identificação do alérgeno desencadeante específico e daí então iniciar o tratamento específico!

Aguarde..