Com a pandemia da Covid-19, lavar as mãos várias vezes ao dia e o uso do álcool em gel passou a fazer parte do cotidiano da maioria das pessoas.
Essas medidas são necessárias para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, porém, leva embora a hidratação natural da pele.
Para piorar, embora lavar as mãos ainda seja a maneira mais eficiente de evitar o contágio pelo novo coronavírus, muitos preferem o álcool gel pela praticidade e o principal problema que pode ser causado pela falta de hidratação das mãos é a dermatite de contato irritativa.
Mesmo que a pessoa não tenha alergia prévia a alguma substância, ocorre uma irritação pelo uso constante do produto; o quadro fica mais complicado quando o paciente já tem dermatite atópica ou de contato.
É muito importante manter a hidratação da pele. Tenha sempre por perto um creme hidratante específico para as mãos, prefira sempre a higienização lavando as mãos com água e sabão, preferencialmente com água em temperatura ambiente e sabonete hipoalergenico liquido. Hidrate-as em seguida.
O álcool em gel é ideal para ser usado após contato com superfícies que possam estar contaminadas ou quando não há possibilidade de lavar adequadamente as mãos. Mas no caso de feridas ou rachaduras prefira a lavagem das mãos.
Sempre que necessitar sair, recomenda-se ao chegar em casa, um banho completo. Lembrando que o banho não seja quente, para que a camada de gordura que protege a pele não seja retirada e devendo usar um creme hidratante em todo o corpo (inclusive nas mãos) logo após.
Se com todos esses cuidados você ainda tiver reações na pele, procure imediatamente o seu médico Alergista.