A DERMATITE ATÓPICA, TAMBÉM CONHECIDA COMO ECZEMA ATÓPICO, É UM DOS TIPOS MAIS COMUNS DE DERMATITE.
Cerca de 50 milhões de pessoas no mundo sofrem com a dermatite atópica, com predomínio em crianças e pode perdurar até a fase adulta.
É definida como uma doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas e ressecamento, cujo surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte atrás dos joelhos. A dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.
Sintomas
Pele muito seca com prurido importante que levam a lesões escoriadas;
Secreção ou sangramento nos locais onde arranha e até mesmo atrás da orelha;
Alterações na cor da pele, podendo ter manchas mais claras ou no adulto mais escurecidas;
Vermelhidão ou inflamação da pele;
Áreas espessas ou parecidas com couro, são sinais de lesão mais crônica
Tratamento
O tratamento da dermatite assim como sua causa é multifatorial! O cuidado com a pele é o primeiro e principal tratamento, portanto atenção:
Não tomar banhos quentes e demorados, não usar bucha e usar preferencialmente sabonete líquido;
Hidratante hipoalergênico sem perfume VÁRIAS VEZES AO DIA e imediatamente após o banho. O hidratante ajuda no controle da coceira e também na absorção dos outros tratamentos;
Controle do Estresse ou ansiedade. Muitas vezes é necessário tratamento com terapia;
Evitar exposição a certos produtos químicos ou soluções de limpeza, incluindo sabões e detergentes, perfumes, cosméticos, cloro da piscina, roupas de lã ou fibras sintéticas, poeira, areia ou fumaça de cigarro.
O tratamento para dermatite atópica deve ser orientado por um especialista, pois, normalmente, demora vários meses até encontrar a forma de tratamento mais eficaz para aliviar os sintomas.