Os corticoides são medicamentos produzidos a partir do hormônio cortisol presente em nosso corpo. Ele atua em diversas funções básicas do nosso corpo como o metabolismo da glicose, sistema imune, entre outros.
⠀⠀⠀⠀⠀
Quando passamos por situações de estresse como traumas e infecções o cortisol eleva-se, aumentando a glicose e energia para combater o estresse físico ao que o corpo foi exposto. De forma semelhante, o corticoide auxilia no tratamento de doenças inflamatórias, alérgicas e imunológicas.
⠀⠀⠀⠀⠀
Os corticoides são mais potentes que o cortisol natural que produzimos, assim em termos gerais, não existe forma de corticoide que esteja completamente isenta de efeitos colaterais! O que determinará esses efeitos é o tipo, dose e tempo de uso.
⠀⠀⠀⠀⠀
Os tipos de corticoides são medidos conforme sua potência em relação ao cortisol, desde baixa potência até muito alta potência. Alguns dos principais são:
⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
A grande maioria dos efeitos colaterais estão associados a absorção sistêmica da substância. A administração por via oral e intravenosa são as principais relacionadas com efeitos colaterais, especialmente quando utilizadas por tempo prolongado.
⠀⠀⠀⠀⠀
Dentre os efeitos colaterais estão sintomas de pele, oculares, neurológicos, metabólicos, cardiovasculares, musculoesquelético e sistema nervoso.
⠀⠀⠀⠀⠀
Ao receber prescrição de corticoides, siga a risca, toda a recomendação dada pelo médico conta, desde o horário da medicação, intervalo entre elas, dose e tempo de uso.
E o mais importante: FUJA DA AUTOMEDICAÇÃO. Ela sim, é a grande vilã aqui!