Ainda na esteira do Dia Mundial do Combate a Asma, quero continuar falando um pouco mais sobre esse tema tão importante para um enorme número de pessoas em todo o mundo.
Como já sabemos, não está claro porque algumas pessoas têm asma e outras não, mas é provável que seja devido a uma combinação de fatores ambientais e genéticos (herdados).
Hoje sabemos que existe a asma alérgica e a não alérgica. No caso da asma alérgica é muito comum a associação da asma com outras alergias, tais como: dermatite atópica, rinite alérgica, conjuntivite alérgica, etc.
A exposição a vários irritantes e substâncias que provocam alergias (alérgenos), pode desencadear sinais e sintomas de asma:
Substâncias transportadas pelo ar tais como: pólen, ácaros, mofo, pelos de animais ou partículas de resíduos de baratas;
Infecções respiratórias (como o resfriado comum);
Atividade física (asma induzida por exercício);
Ar frio;
Poluentes do ar e irritantes, como a fumaça;
Certos medicamentos (beta-bloqueadores, aspirina, ibuprofeno e naproxeno, para citar alguns);
Emoções fortes e estresse;
Sulfitos e conservantes adicionados a alguns tipos de alimentos e bebidas, incluindo camarão, frutas secas, batatas processadas, cerveja e vinho;
Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) (uma condição em que os ácidos estomacais voltam para a garganta).
Para algumas pessoas, os sinais e sintomas de asma aumentam em determinadas situações:
Asma induzida por exercício, que pode ser pior quando o ar está frio e seco
Asma ocupacional, desencadeada por irritantes no local de trabalho, tais como: fumos químicos, gases ou poeira.
Asma induzida por alergia, desencadeada por substâncias transportadas pelo ar, tais como: pólen, esporos de fungos, resíduos de baratas ou partículas de pele e saliva seca derramada por animais de estimação (pelos de animais).
A asma é geralmente tratada com um inalador, um pequeno dispositivo que permite que você respire remédios.
Os principais tipos são:
Inaladores de alívio - broncodilatadores - usados quando necessário, para aliviar rapidamente os sintomas de asma por um curto período de tempo.
Inaladores preventivos - usados todos os dias para prevenir a ocorrência de sintomas de asma, este é o medicamento que trata a causa da doença, a inflamação!
O diagnóstico, tratamento e acompanhamento, devem ser feitos pelo médico alergista e imunologista.