O espaçador, ou câmara expansora, serve para ajudar pacientes com problemas respiratórios sem tanta coordenação motora (geralmente crianças pequenas ou idosos) a receber de forma adequada a medicação inalatória (dos inaladores dosimetrados, também conhecidos como "bombinhas").
Eles aumentam o espaço entre a bombinha e a boca, fazendo com que o paciente possa respirar de forma lenta a medicação, aumentam a quantidade de medicação que chega ao pulmão e diminuem a quantidade presa na boca.
VÁLVULA DE APOIO
Por puro desconhecimento, muitos pais pensam que a membrana que vem junto ao bocal do espaçador impede a inalação da medicação (vejam a foto).
Na realidade, ela é uma válvula que se desloca quando a criança respira através do espaçador. Durante a inspiração, ela permite que a medicação seja inalada. Mas, durante a expiração, ela impede que o ar exalado pela criança entre no espaçador e dilua a medicação.
Portanto, é importante na hora da utilização do dispositivo, por isso, NÃO JOGUE FORA A VÁLVULA!
Como Higienizar o Espaçador?
Para manter o espaçador limpo deve-se colocar de molho, por 10 minutos, em uma vasilha com uma solução de água e detergente caseiro neutro (2 gotas de detergente para 1 litro de água).
Após o período de permanência na solução o espaçador deve secar livremente sem ser enxugado, sem passar toalhas ou pano de prato, para que não fiquem resíduos em seu interior, nem crie uma barreira eletrostática.
O espaçador pode ser limpo a cada 2 ou 3 meses. Seu uso deve ser individual. E após a limpeza deve ser feita duas a três doses do medicamento com o dispositivo fechado para que o medicamento impregne nas paredes do espaçador e a próxima dose vá para o pulmão do paciente.
A máscara deve ser higienizada separadamente com álcool. A limpeza da máscara pode ser diária com o uso.
O objetivo dessa limpeza além de higienização do material é de reduzir a carga eletrostática que pode comprometer a quantidade de medicação que passa pelo espaçador.
Não utilizar esponjas ou material abrasivo para não arranhar o espaçador e também comprometer o deslizamento da medicação dentro do mesmo.