A dermatite atópica é uma das doenças inflamatórias de pele mais comum, caracterizada pela presença de pele seca, eczemas (grosseiras descamativa), prurido (coceira), pele avermelhada e pode ter feridas (crostas). É a primeira manifestação de alergia na criança, mas também pode acometer adultos.
Seu surgimento está relacionado com fatores genéticos (pais com história de alergia), alterações na barreira cutânea (falta de ceramidas, ácidos graxos essenciais e lipídeos que formam a “carapaça” da nossa pele), alterações imunológicas (maior chance de infecções de pele), entre outros fatores que contribuem.
No inverno o problema tende a piorar devido maior ressecamento da pele, pelos banhos mais quentes e falta de devida hidratação. Temos também o agravante do maior contato com os ácaros, alérgeno que causa muita sensibilização nos pacientes com dermatite atópica e piora da coceira.
O ciclo de pele seca, coceira, eczema e infecção tem que ser cortado e para isso alguns passos devem ser tomados. Existem muitas formas de tratamento, portanto cada paciente deve ser avaliado e o tratamento individualizado e personalizado.
DICAS PARA TODOS OS CADOS
É essencial ressaltar que a Dermatite Atópica pode e deve ser controlada. Converse com um alergista a respeito!