O inverno e o tempo seco estão aí. Essa época é muito propícia para as temidas alergias de inverno. Nessa estação, as crises alérgicas tornam-se mais freqüentes, aumentando o incômodo de quem convive com o problema durante todo o ano.
Asma, rinite e sinusite são as principais alergias que pioram no inverno. Entretanto, as alergias na pele também podem aparecer, como por exemplo, a pitiríase alba, caracterizada por manchas brancas, amarelas, acastanhadas ou róseas no rosto, e o eczema atópico, pois, a pele desses pacientes fica mais seca.
Os ácaros e fungos são os responsáveis pela maioria das reações alérgicas nesta época do ano. Os ácaros proliferam em colchões e roupas de cama, já os fungos, prosperam em áreas úmidas, como por exemplo em banheiros.
Medidas Preventivas:
Exceto nos casos extremos que exigem tratamento médico ou uso de vacinas, alguns cuidados simples em casa podem ajudar a melhorar a condição e até impedir o surgimento de crises alérgicas neste período:
O mais importante: Manter o tratamento profilático da Rinite Alérgica e da Asma prescrito pela sua médica alergista e ou imunologista, para prevenir as crises durante o outono e o inverno.