Bronquite é uma inflamação dos brônquios, tubos que conduzem o ar inalado até os alvéolos pulmonares. Ela se instala quando os minúsculos cílios que revestem o interior dos brônquios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que eles fiquem permanentemente inflamados e contraídos. TIPOS DE BRONQUITE:
A bronquite pode ser aguda (de curta duração) ou crônica (dura por muito tempo e tem alta recorrência).
A forma aguda da bronquite é muito comum e, geralmente, vem acompanhada de outras condições, como a gripe ou outro problema respiratório. Já a versão crônica da bronquite necessita de cuidados especiais. CAUSAS DA BRONQUITE AGUDA:
A principal causa desse tipo de bronquite é viral, podendo ser por adenovírus, rinovírus, influenza, etc. Em casos mais raros, a bronquite aguda pode ser causada por bactérias. CAUSAS DA BRONQUITE CRÔNICA:
No caso da bronquite crônica, a causa vem principalmente do tabaco, já que é ele que irrita as vias aéreas, causando, assim, a doença. Mas, além dele, a bronquite crônica também pode ser desenvolvida devido a exposição exagerada a poluição do ar, produtos químicos, exposição a queimadas ou fogão a lenha ou ainda alterações genéticas. SINTOMAS:
Os sintomas da bronquite, tanto aguda quanto crônica, são:
Mesmo após o desaparecimento da bronquite aguda, você ainda pode ter uma tosse seca e incômoda que se estende por várias semanas.
Outros sintomas de bronquite crônica consistem em:
Portadores da bronquite crônica devem ser vacinados, anualmente, contra a gripe. A dose única para pneumococo também é indicada, uma vez que previne contra pneumonia e outras infecções respiratórias.
Ao constatar algum desses sintomas, consulte um médico!