EXISTE UMA RELAÇÃO ENTRE ASMA E ESTRESSE?
Sim! Embora o estresse não provoque a asma, pode piorar a doença em pessoas asmáticas. Durante períodos de estresse e ansiedade, os ataques de asma ocorrem com mais frequência, e o controle da asma fica mais difícil.
O estresse e a ansiedade podem causar alterações fisiológicas que podem provocar um ataque. Essas fortes emoções desencadeiam a liberação de produtos químicos, como histamina e leucotrienos, que podem desencadear o estreitamento de sua via aérea.
Os hormônios relacionados ao estresse também reduzem a capacidade do corpo de combater os resfriados e outras infecções respiratórias, que são desencadeantes muito importantes da asma.
Ter asma já é estressante. Os pacientes não sabem quando ou onde eles terão outro ataque, ou o que desencadeia seus ataques de asma. Além disso, é impossível evitar completamente situações estressantes no dia a dia.
No entanto, é necessário tomar medidas para reduzir esse estresse e diminuir número de ataques de asma.
Atitudes que ajudam
Não Esqueça
O controle da asma é de suma importância para uma melhor qualidade de vida. Consulte periodicamente o seu alergista e siga rigorosamente o tratamento proposto para o seu caso.