Você ronca? Talvez não perceba, mas alguém já te disse que você ronca?
⠀⠀⠀⠀⠀
O ronco ocorre devido a obstrução das vias respiratórias superiores, o impedimento da passagem do ar, provoca vibração das vias aéreas e o som que conhecemos.
⠀⠀⠀⠀⠀
A presença do ronco é um dos principais indicativos da apneia do sono. Doença caracterizada por interrupções na respiração por cerca de 10s, ou respiração superficial enquanto a pessoa dorme.
⠀⠀⠀⠀⠀
Ela ocorre devido a um relaxamento muscular na faringe. Durante a inspiração, as estruturas se aproximam muito ou encostam, causando o fechamento da via aérea e ocasionando um despertar transitório que provoca uma contração dos músculos da faringe e língua, permitindo a abertura da via aérea e a respiração.
⠀⠀⠀⠀⠀
Além da presença do ronco, outros sinais a ser observados são esforço respiratório, sono agitado e sonolência diurna excessiva.
⠀⠀⠀⠀⠀
Dentre as diversas causas para a Apneia do Sono, observa-se que pacientes portadores de rinite tem maiores chances de desenvolver a doença, devido ao quadro prévio de congestão nasal, limitando a entrada do ar.
⠀⠀⠀⠀⠀
Se você possui rinite, já observou a qualidade do seu sono? Costuma ter o sono entrecortado? Queda na produtividade ao longo do dia e grande sonolência diurna? Pode ser Apneia do Sono!