O Alergologista é treinado para prevenir, diagnosticar e tratar problemas relacionados ao sistema imunológico e doenças alérgicas. Existem 2 termos que definem este especialista: Alergista, médico que se especializou para tratar doenças alérgicas e o Alergologista, que é aquele que além de ser habilitado para prevenir, diagnosticar e tratar as alergias, continuou estudando as doenças alérgicas, seus mecanismos e tratamentos por um período de especialização em residência médica na área de Alergia e Imunologia.
No meu caso, sou tanto Alergista como Alergologista, pois fiz residência em Alergia e Imunologia na USP Ribeirão Preto e continuei meu aprimoramento realizando mestrado e doutorado na USP.
É papel do Alergologista também avaliar o paciente como um TODO, pois as alergias tem diversas interfaces com outras especialidades. Quando vemos a rinite alérgica, muitas vezes devemos abordar sintomas de conjuntivite, asma, dermatite que podem estar associadas; quando avaliamos um caso de alergia alimentar é a mesma situação. Portanto, o Alergologista deve fazer uma avaliação bastante ativa de outras patologias, atuando em conjunto com outos profissionais da área de saúde, sempre com o objetivo único de ajudar o paciente a melhorar sua qualidade de vida.
Algumas doenças que o Alergista/Alergologista trata:
Asma / Bronquite
Alergia Alergia a Medicamentos
Alergias Alimentares
Alergia a Picada de Insetos
Anafilaxia e Choque Anafilático
Aspergilose Broncopulmonar Alérgica
Conjuntivite Alérgica
Dermatite Atópica / Eczemas
Dermatite de Contato
Doenças Alérgicas Ocupacionais (trabalho)
Imunodeficiências Primárias
Rinite Alérgica
Rinites não Alérgicas
Rinossinusite Crônica
Sinusite
Tosse
Urticária e Angioedema
O Alergologista atende todos os grupos etários, da criança ao idoso, porque estas patologias, frequentemente crônicas, podem começar em qualquer idade.
Se você tem ou suspeita de apresentar alguma dessas doenças, procure um Alergologista.