A alergia ocular é um grupo de doenças de hipersensibilidade na grande maioria mediada por IgE, desencadeada pelo contato dos alérgenos dispersos no ar, como os ácaros da poeira, pólens de grama e árvores, epitélios de animais domésticos, esporos de fungos, levando a uma inflamação alérgica da conjuntiva.
A reação pode ocorrer tanto nos próprios olhos, como em suas estruturas próximas, como as pálpebras. Dentre seus principais sintomas estão:
Mas por que se preocupar com elas no verão?
Acontece que o período quente, seco e ventoso é um dos mais propensos para crises de alergias oculares. Essa descrição te parece familiar? Isso mesmo, o verão é um desses principais períodos.
Essas condições climáticas facilitam o transporte de ácaros, pólen e outros agentes, para dentro dos olhos, gerando a crise alérgica.
Se esse é o seu caso, o ideal é realizar um tratamento de controle mesmo antes da estação chegar, reduzindo a incidência das crises.
Você sabia que neste caso devemos consultar 2 especialistas? O oftalmologista e o alergista. O alergista pode realizar os testes alérgicos e ajudar na prevenção e profilaxia da doença. Muitos pacientes procuram apenas o oftalmologista, é o seu caso?