VOCÊ PODE SE PERGUNTAR O QUE AS ALERGIAS E ASMA TÊM EM COMUM... ALERGIAS E ASMA GERALMENTE OCORREM JUNTAS.
As mesmas substâncias que desencadeiam os sintomas da rinite alérgica, como pólen, ácaros e caspa de animais de estimação, também podem causar sinais e sintomas de asma.
Muitas pessoas temem a palavra asma e chamam sua doença de bronquite ou bronquite alérgica, mas a verdade é que as doenças são iguais.
Como uma Reação Alérgica Causa Asma?
Quando as proteínas do sistema imunológico (anticorpos), identificam erroneamente uma substância inofensiva, como por exemplo, o pólen como invasor, acontece uma resposta exacerbada. Na tentativa de proteger o corpo dessa invasão, os anticorpos se "atacam" o alérgeno.
Assim, os produtos químicos liberados pelo sistema imunológico levam a sinais e sintomas de alergia, como reações cutâneas, irritação nos olhos, espirros, tosse, congestão nasal e coriza.
Para algumas pessoas, essa mesma reação também afeta os pulmões e as vias aéreas, levando a sintomas de asma.
Alergia e Asma são Tratadas de forma Diferente?
Quando um paciente toma os medicamentos da asma e deixa de tratar sua rinite ou de realizar a profilaxia ambiental evitando os alérgenos que pioram sua doença, ele está tratando PARCIALMENTE sua doença.
As vias aéreas são UNIDAS, ou seja, devemos tratar o todo e não apenas o pulmão. Portanto, além das bombinhas e antialérgicos existem diversos tratamentos da alergia que podem melhorar sua asma, um deles é a imunoterapia.
A imunoterapia pode ajudar a tratar a asma reduzindo gradualmente a resposta do sistema imunológico a certos desencadeantes de alergia. A imunoterapia é realizada através de aplicações oral ou subcutânea, regulares e progressivas de uma pequena quantidade de alérgenos que desencadeiam seus sintomas.
Dessa forma o sistema imunológico aumenta a tolerância aos alérgenos ao longo do tempo e suas reações alérgicas diminuem. Por sua vez, os sintomas de asma também diminuem. Esse tratamento deve realizado apenas pelo alergista/imunologista.
Consulte o alergista/imunologista para que o tratamento correto para o seu caso seja indicado.
TESTE DE CONTROLE DE ASMA
Você sabe se sua asma está controlada? E a do seu filho(a)?
Clique nas imagens para ampliar, Responda a esse questionário e veja qual é a pontuação. Em caso de dúvida procure o alergista/imunologista.