Alergias a animais de estimação com pelo são comuns, especialmente entre pessoas que têm outras alergias ou asma.
Mas você sabia que NEM SEMPRE a causa da alergia não são os pelos ou as penas?
No caso dos gatos as proteínas da saliva e urina ligadas aos pelos que causam alergia, assim como o epitélio descamado (caspas) dos cães são os alérgenos mais importantes, pois contem antígenos solúveis em água (podem ser carregados nas roupas para escolas, escritórios, automóveis, locais onde o animal nunca esteve). A caspa dos animais pode ser disseminada no ar e pode depositar-se em móveis, travesseiros e roupas.
As manifestações mais comuns de alergia a animais são:
Pode acontecer também uma reação nos olhos com inchaço, irritabilidade, vermelhidão ao pegar os animais no colo ou acariciá-los e em seguida colocar as mãos no rosto.
O tratamento mais eficaz é evitar o contato com animais domésticos.
Caso você queira manter seu animalzinho, é preciso consultar o alergista/imunologista, para a realização de testes e iniciar a IMUNOTERAPIA.
A imunoterapia é o único tipo de tratamento que modifica o curso natural da doença alérgica, proporcionando melhora a longo prazo, mesmo após o término do tratamento, além de prevenir novas sensibilizações.
Seria incorreto afirmar que as vacinas acabam por completo com a alergia, mas pode-se afirmar que proporciona por muitos anos melhora e até ausência de sintomas, garantindo excelente qualidade de vida.
Consulte seu alergista!