ALERGIA AO LOCAL DE TRABALHO?
Não é brincadeira... Algumas pessoas ficam literalmente doentes em seu local de trabalho. Alergias ocupacionais são aquelas que ocorrem devido à exposição a diferentes substâncias presentes no ambiente de trabalho.
Quando há suspeita de uma alergia relacionada ao trabalho, deve-se observar se os sintomas pioram ao longo da semana de trabalho e no local de trabalho. Os sintomas tendem a melhorar nos fins de semana, feriados ou férias. Entretanto, nos casos mais graves, o trabalhador tem sintomas crônicos que não melhoram nem mesmo durante os períodos de descanso.
Sintomas
As formas mais frequentes de alergias relacionadas ao trabalho, podem acometer o sistema respiratório (asma, rinite) ou a pele (alergia cutânea ou dermatite de contato ocupacional).
A asma relacionada ao trabalho pode compreender duas situações:
A dermatite de contato ocupacional pode ser dividida em:
Contudo, não é tão simples, já que uma reação pode se iniciar devido a irritação e posteriormente desenvolver a sensibilização alérgica. A mão é o local mais frequentemente acometido e as substâncias mais relacionadas são: cimento (bicromato de potássio), metais (sulfato de níquel) e derivados da borracha e látex.
Exemplos de Profissões e Alergias:
Profissões como borracheiros, cabeleireiros, costureiros, cozinheiros, dentistas, enfermeiros, fotógrafos, manicures, maquiadores, mecânicos, médicos, metalúrgicos, padeiros, pedreiros, pintores, sapateiros, trabalhadores de construção ou de indústrias podem apresentar dermatite de contato ocupacional e devem procurar o especialista para identificar o agente causador e buscar qualidade de vida no seu ambiente de trabalho.