Mito! A fumaça do cigarro não é um alérgeno, mas pode ser um problema para pessoas sensíveis.
A fumaça de cigarro não pode ser considerada um alérgeno - algo que desencadeia uma reação alérgica pelo seu sistema imunológico. Mas entrar em contato com a fumaça do cigarro pode causar sintomas nasais e respiratórios que imitam uma reação alérgica.
O cigarro não causa alergia mas sim é um agente irritativo das vias aéreas, com prejuízo importante naqueles Indivíduos que já tem alergia como asma ou rinite.
O fumo do cigarro danifica a integridade da camada epitelial do pulmão e facilita a penetração de alérgenos por comprometer os mecanismos de defesa inatos nos pulmões.
Por exemplo, você pode ter dificuldade em respirar, chiado, diminuição da capacidade pulmonar olhos irritados, tosse e espirros.
A fumaça do tabaco é mais precisamente um irritante que pode produzir reações semelhantes a alergias.
Crianças e adultos que já estão comprometidos com alergias ou asma alérgica podem ser particularmente sensíveis à exposição ao cigarro. A fumaça do tabaco entra nas vias aéreas das pessoas alérgicas e enfraquece o revestimento protetor das células, tornando assim mais fácil para os verdadeiros alérgenos penetrarem nos pulmões.
Riscos Para Não Fumantes
As crianças e cônjuges de fumantes têm um risco aumentado de desenvolver asma e infecções respiratórias. A fumaça do cigarro também aumenta o risco de exacerbação da doença alérgica como na asma, bronquite e rinite alérgica.
O tabagismo também pode piorar as alergias pré existentes irritando as vias respiratórias e oculares.
Atenção ao narguilé que apesar de muitos acharem ser inofensivo pode ser até 30 vezes pior que a carga de nicotina do cigarro em apenas uma tragada!
Ao perceber os sintomas consulte seu médico!