ALERGIA A TATUAGEM FEITA COM HENA PODE ACONTECER.
A tatuagem feita com hena nos dias de verão ganha espaço nas praias brasileiras principalmente pela vantagem de não ser permanente e “teoricamente” não oferecer riscos à saúde.
Não podemos deixar de citar a enorme parcela de mulheres que utilizam hena em salões de beleza para marcar, escurecer e delinear as sobrancelhas.
É importante ressaltar que a alergia à hena PURA, SEM aditivos químicos, é rara, entretanto, para que a tatuagem pareça mais escura ou preta, é adicionado um produto químico (fenilenodiamina - PPD).
É o mesmo produto químico usado em corantes capilares. A maioria das reações alérgicas à tatuagem de hena são causadas devido à adição deste PPD ou outros produtos químicos na pasta de hena.
Em alguns casos, a alergia pode evoluir envolvendo muitas outras partes do corpo. O risco ainda aumenta quando o querosene, gasolina ou vários outros ingredientes químicos é adicionado para melhorar e escurecer a cor.
Sintomas
Na maioria das vezes, os sintomas são leves a moderados e estão localizados na área de sua aplicação, como:
Os sintomas graves são raros. Mas quando presentes podem envolver outras áreas do corpo. Pode incluir falta de ar, sibilos, palpitações, formação de pápulas em todo o corpo, entre outras.
Diagnóstico
O diagnóstico de reação de tatuagem de hena geralmente é feito na história clínica e exame clínico.
O teste de patch pode ser realizado para confirmar o alérgeno.
Consulte o alergista.