LÁTEX É A SEIVA EXTRAÍDA DA SERINGUEIRA (HEVEA BRASILIENSIS), A QUAL É MISTURADA COM COMPOSTOS QUÍMICOS PARA FABRICAÇÃO DE MUITOS PRODUTOS PELA SUA PROPRIEDADE ELÁSTICA, TAIS COMO, LUVAS DE BORRACHA, PRESERVATIVOS, BALÕES, BORRACHAS E BRINQUEDOS.
A alergia ao látex é mais comum em pessoas expostas regularmente ao produto, como por exemplo, profissionais da saúde ou de beleza que usam constantemente luvas de borracha ou pacientes expostos a procedimentos repetitivos com materiais com látex, por exemplo, múltiplas sondagens.
Reações ao Látex
As reações alérgicas ao látex variam desde quadros de pele como dermatite de contato (vermelhidão, coceira e eczema) ao contato com luvas ou camisinhas, urticária (manchas vermelhas elevadas muito pruriginosas), angioedema (inchaço); podem surgir reações respiratórias (espirros, coceira nasal ou ocular, tosse, falta de ar) ou até mesmo reações anafiláticas (muito graves) que pode ser fatal. Raramente a anafilaxia é a primeira reação à exposição ao látex.
A gravidade das reações alérgicas ao látex pode piorar com a exposição repetida à substância.
Atenção quando ao entrar em contato com bexigas, luvas, camisinha ou materiais a base de borracha você manifestar:
Diagnóstico: Além da história completa, é possível completar o diagnóstico com exames cutâneos (prick teste) e exames de sangue específicos (immunocap).
Dado o potencial de uma reação alérgica muito grave, o diagnóstico adequado de alergia ao látex é importante. Caso tenha algum dos sintomas, procure um alergista / imunologista.