ALERGIA A PENICILINA. HÁ UMA GRANDE CONFUSÃO SOBRE O QUE É ALERGIA OU NÃO É.
O mais comum de acontecer é alguma pessoa ter um efeito colateral decorrente do uso da penicilina, mas na verdade, isso não o faz alérgico ao medicamento!
Sintomas de Alergia a Penicilina
As reações alérgicas a drogas, também chamadas de reação de hipersensibilidade, são reações de origem imunológica, que ocorrem por uma resposta inapropriada e exagerada do sistema imune a algumas estruturas presentes nos medicamentos.
Entre os sinais e sintomas típicos da alergia à penicilina podemos citar:
Em casos graves é possível haver choque anafilático, caracterizado por queda na pressão arterial, dificuldade de respirar causada por intenso espasmo das vias aéreas (broncoespasmo) e edema da laringe. Esse quadro é uma emergência médica e pode levar o paciente ao óbito se não for tratado rapidamente.
As manifestações podem ser imediatas ou tardias, podem acontecer na primeira exposição (raro), mas geralmente ocorrem após uso anterior (necessita de uma sensibilização prévia).
IMPORTANTE:
Quando falamos que um paciente é alérgico à penicilina, queremos dizer que o paciente é, na verdade, alérgico a provavelmente todos os antibióticos da família da penicilina, que são:
Se houver suspeita de alergia à penicilina ou a qualquer outro medicamento, procure um alergista/imunologista, para a realização de exames e testes que podem detectar se você realmente é alérgico ou não e fornecer um alternativo.