A ALERGIA A COSMÉTICOS PODE SER CHAMADA DE DERMATITE DE CONTATO, DIVIDIDA EM DOIS TIPOS: DERMATITE DE CONTATO ALÉRGICA E NÃO ALÉRGICA OU IRRITATIVA.
A Dermatite de Contato por hipersensibilidade resulta da sensibilização alérgica prévia e não depende de ação irritante ou tóxica do produto sobre a pele.
A Dermatite de Contato Irritativa é a mais comum, não necessita de sensibilização prévia, pode levar a coceira, queimação e sensação de “picadas” logo após a aplicação do produto.
Todos pensam que se tiver alergia a um determinado produto, isso deve acontecer na primeira exposição, porém na dermatite alérgica, os sintomas não aparecem na primeira vez em que o produto é usado, mas sim com o passar do tempo, pois é necessária a sensibilização prévia.
Os principais sintomas das alergias a cosméticos são: vermelhidão na pele, inchaço, formação de bolhas, coceira e descamação.
Várias substâncias usadas na pele, como perfumes, cremes e cosméticos, são mais reativas se expostas à luz solar, podendo causar as chamadas fotodermatites.
Qualquer reação alérgica merece atenção. Se não houver cuidado, a alergia pode evoluir para algo mais grave, infeccionando a lesão e necessitando de tratamento mais sério.
E quem já é alérgico a um produto, cuidado! A chance de ser alérgico a outros é maior, pois a maioria deles têm em suas fórmulas alguns componentes comuns, como os conservantes. Atente aos sinais da sua pele e mucosas, pois pode ser um alerta de alergia a cosméticos.
Quando acontecer a irritação, o mais indicado é procurar um alergista ou dermatologista, pois somente o especialista pode analisar se é mesmo um quadro de alergia ou não, e realizar exames específicos, como o teste de contato (patch teste) para identificar a substância exata que está causando a alergia.
Mas o mais importante é afastar o agente que causou a irritação – isso já faz parte do tratamento. Os outros tratamentos devem ser prescritos pelo médico, porque depende muito de cada caso.