Juntamente com amendoim e marisco, as nozes são um dos alérgenos alimentares mais frequentemente ligados à anafilaxia - uma reação alérgica grave e de início rápido que pode ser fatal. A alergia a nozes geralmente dura toda a vida.
Pessoas alérgicas a nozes e castanhas, também devem evitar amendoim, devido ao risco de contato cruzado e contaminação cruzada entre nozes e amendoim, principalmente em produtos industrializados.
Se você ou seu filho é alérgico a amendoim ou nozes, pergunte ao seu alergista se deve evitar ambos os produtos.
As proteínas de nozes podem ser encontradas em alguns lugares surpreendentes, como cereais, bolachas, biscoitos, doces, chocolates, barras energéticas, café aromatizado, sobremesas congeladas, marinadas, molhos de churrasco e alguns resfriados.
Produtos de beleza podem utilizar em suas fórmulas óleos de nozes e amêndoas.
Algumas bebidas alcoólicas podem conter sabor de nozes, por isso considere evitar estas também.
É importante ler as especificações e evitar o contato e o consumo de produtos que contenham o alérgeno.
Sintomas
Tal como acontece com a maioria das alergias alimentares, a melhor maneira de evitar desencadear uma reação alérgica é evitar comer o item ofensivo.
Pessoas que são diagnosticadas com alergia a uma castanha ou noz específica, podem tolerar outras nozes, mas é melhor evitar todas as nozes.
Amendoim X Nozes
Muitas vezes há confusão entre amendoim e nozes. Os amendoins são legumes, não nozes; mas é importante sabe que, entre 25 e 40 % das pessoas que são alérgicas a amendoins também reagem a nozes.